9 passos para destravar a conversação em inglês

9 passos para destravar a conversação em inglês

É muito comum as pessoas sentirem um certo medo ou timidez ao falar em outro idioma. Tenha em mente que é possível se desfazer deste bloqueio e a Upperside pode auxiliá-lo neste processo. Acompanhe este artigo para descobrir algumas dicas e destravar a conversação em inglês:

1. Deixe a soberba de lado

É necessário certa humildade para aprender um novo idioma. Claro que queremos chegar a um nível de inglês elevado e gostaríamos que isso acontecesse do dia para a noite, mas como tudo na vida, melhorar exige empenho. Para chegar no topo, todos passam pelo nível básico, e por todos os constrangimentos que isso implica. Dica número um, quando não souber a palavra certa, ou se sua pronúncia está correta, descontraia! Diga algo como, “Desculpa, meu nível de inglês às vezes é o de uma criança de 4 anos”! Você já estará falando inglês, uma metáfora engraçada, que vai ajudar os ouvintes a compreender como você se sente.

2. Aproveite as oportunidades

Pode ser um americano que pediu informação, pode ser alguma encomenda que você gostaria de comprar de uma empresa internacional, um amigo que está morando em Londres, tudo pode ser uma oportunidade de praticar. Ligue, comunique, solte o verbo! Se você gosta de interagir por chat, em comentários em rede social, experimente convidar seu interlocutor para uma chamada de áudio. Diga que gostaria de falar inglês porque está aprendendo e que você adoraria bater um papo com ele sobre aquele assunto. Por que não? Quem não arrisca não petisca!

3. Pense em inglês

Muito mais rápido do que falar, é pensar.  O tempo que leva até o cérebro enviar a ideia ao sistema nervoso através de impulsos, e aos pulmões, que por sua vez levarão o ar até nossas cordas vocais para que enfim as palavras saiam de nossa boca,… é muito longo.

Pensamentos são instantâneos. “Comunique consigo mesmo” em inglês alguns minutos todos os dias. Falar vai ficar muito mais fácil, dica de professora de universidade!

4. Confie em você

A maioria das pessoas que dizem não saber inglês ficaria surpresa ao constatar que na verdade, elas sabem muito mais do que imaginam. Faça uma lista de todas as palavras que você já sabe. Com 250 palavras você já estará pronto para iniciar uma conversa, comer, beber, se locomover e dormir em um país estrangeiro de língua inglesa.

5. Goste de falar

Neste ponto, você precisa se perguntar, você é uma pessoa comunicativa? Pois somente se você gosta de falar na sua própria língua, você terá aptidão para comunicar em outra. Converse mais, insira as expressões inglesas que você conhece em qualquer conversa, com qualquer pessoa que entende um pouquinho de inglês. Não por querer aparecer ou se vangloriar, mas para treinar suas habilidades de pessoa bilíngue.

6. Manter amizades com nativos de língua inglesa

Tente manter os relacionamentos com pessoas estrangeiras que você conhecer ao longo de sua jornada. Ligue para elas e converse de tudo um pouco. Além de estreitar laços de amizade, isso te permite praticar o inglês em um contexto confortável para você se soltar.

7. Faça um curso de inglês de qualidade

O curso de inglês deve ser completo, desde a escrita até a pronúncia, passando também pelo máximo de conhecimentos culturais, históricos e geográficos ligados a língua.

Seu professor, ou professora, deve despertar a curiosidade em cada tema e dar a cada um seu momento de fala e aperfeiçoamento. Encontre neste link os planos da Upperside que melhor se adaptam ao seu objetivo.

8. Se possível, viaje.

Claro que nada melhor do que estar imerso na cultura internacional para melhorar e destravar a conversação em inglês. É geralmente sob a pressão do momento, e no contexto, que memorizamos melhor o vocabulário em qualquer língua. Encontre um destino viável para você e faça da sua estadia um intensivo de inglês. Converse com o taxista, o funcionário do metrô, com outros turistas e pessoas do hotel, do restaurante, do parque. Peça informação, até mesmo se não precisar! Um assunto puxa outro, e quando perceber já estará conversando em inglês.

9. Relaxe

Se o problema for timidez, existem técnicas de respiração, florais e até mesmo aquele golinho de whisky que podem auxiliá-lo a diminuir um pouco a pressão. E todas as opções são válidas, pratique-as para colocar todas as chances a seu favor. Se você está tecnicamente preparado, com um vocabulário suficiente, e tem algo a dizer, não deixe que a timidez vença sua motivação. Mantenha o foco no objetivo, que é destravar a conversação em inglês, e fale sem medo de errar. Afinal, é errando que se aprende, e ninguém com bom senso vai censurar um pequeno erro de gramática ou de pronúncia, quando o que você tem a dizer é válido, útil ou gentil.

Deixe uma resposta